domingo, 29 de janeiro de 2012

VOLTA AS AULAS!

Professor (a),

                As férias terminaram, porém agora é o momento de reiniciar, de entrar na sala de aula e explorar os conhecimentos de nossos alunos, pois eles estarão procurando saber quem é você e o que será capaz de lhes proporcionar durante todo o ano letivo.
                Contudo, procure fazer de seu aluno alvo de amor e dedicação, pois esta é uma tarefa fácil quando somos capazes de compreender que cada escola é uma escola; que cada professor é um professor; que cada turma é uma turma e que cada aluno é um aluno...que bom! Já imaginou se fossem todos iguais?
                Faça de suas aulas um eterno aprendizado, ame seus alunos e aceite-os em toda sua plenitude, sendo carinhoso (a), porém firme em suas decisões e respeitando as diferenças de cada um.
                Não faça de seu cotidiano profissional, um martírio e nem o transforme em “desculpas” para o que deixou de fazer em sua vida pessoal: “Eduque com amor e viva com prazer”, pois ser professor (a) é uma das mais preciosas profissões a qual dela dependem as demais e é por este motivo que necessitamos ser exemplo de vida e exemplo de profissional, pois compartilhamos saberes todo o tempo de nossas vidas.
                Entretanto, é inevitável comentários desagradáveis sobre a nossa profissão. Certo dia, recebi uma mensagem que falava sobre a longevidade das professoras, porém, de forma muito equivocada. Nesta mensagem foi postado uma imagem de uma senhora idosa (de acordo com a imagem postada, uma pessoa com aparência de 80 anos, aproximadamente), onde a retratava como uma professora de 39 anos e na interpretação da mensagem, abordava que ser professora era "a pior coisa"...Que infelicidade do autor desta mensagem, não sabe ele ou ela, o quanto é maravilhoso ser professora, o quanto é dignificante ter o dom de semear pequenas sementes e ser capaz de colher bons frutos.
                Nesta mensagem era relatado que a professora estava sentada num banco da praça, fumando um cigarro e muito feliz, sendo que o médico lhe perguntara qual seria o segredo do seu sorriso e a resposta obtida, de acordo com a mensagem recebida foi: que ela (a professora) dormia às 03h da manhã e se levantava às 06h porque teria muitas atividades para corrigir; não tomava café da manhã porque não teria tempo; não almoçava porque não teria tempo; não jantava porque não teria tempo; passava os fins de semana fazendo correções de provas, elaborando projetos, atualizando seu blog e planejando aulas; não fazia atividade física e não se divertia porque também não teria tempo e que "aquela imagem de pessoa idosa" , era de uma professora de 39 anos.
                Contudo, se analisarmos o relato da mensagem, poderemos pontuar três abordagens imprescindíveis:
1º: Se a professora dorme as 3h da manhã e se levanta as 06h, certamente está com problemas de saúde (insônia, provavelmente) e deve procurar “um médico” urgentemente, pois todo professor tem hora-atividade a cumprir, mesmo quem tem 20h/a dadas e, um professor organizado, planeja suas atividades e corrige suas provas em suas horas-atividades...ou se acreditar ser impossível, faz uma correção compartilhada, na sala de aula (com a participação dos alunos),  mas para isto, deve ter “domínio de sala”.
2º: Se não faz atividade física e não se diverte, significa que é uma pessoa de poucos amigos e necessita urgentemente “sair, fazer amigos e se divertir”. Corrigir provas e revisar exercícios se faz nas horas-atividades; elaborar projetos não se faz toda semana (é possível elaborar um excelente projeto no início do ano e executá-lo durante todo o ano letivo...é só se organizar) e atualizar o blog (quem tem...uma minoria de professores) não lhe toma mais que uma hora na frente do computador (a não ser que seja uma blogueira em pleno vício).
3º: Se não toma café...levante mais cedo que dá tempo; se não almoça e nem janta...é porque provavelmente não gosta de cozinhar, afinal, as aulas acabam as 11h e 20min e as 17h e 20min...tempo há, “por que não se alimenta"...não sei.
                A longevidade dos professores está na plenitude de assumir sua profissão com dedicação total, sem esquecer de viver...de ter uma vida além da escola e, para isso é imprescindível "amar" o que faz, "sentir prazer" em compartilhar seus conhecimentos e, acima de tudo..."em acreditar" em si mesmo, em seus alunos, em sua equipe de trabalho, na sua escola, na sua cidade e em seu País.
                A longevidade dos professores está na capacidade de ensinar e na humildade de aprender com seus alunos, sem fazer deste ensinamento e desta aprendizagem um martírio para si mesmo.
                A longevidade dos professores está na sua própria imagem e na capacidade de ser FELIZ!
ÓTIMO RETORNO E UM EXCELENTE ANO LETIVO!