sexta-feira, 17 de abril de 2020

SINAIS DE PONTUAÇÃO. VALOR EXPRESSIVO DO SINAL DE PONTUAÇÃO - LÍNGUA PORTUGUESA


Conteúdos:
ü  Sinais de pontuação (. ? ! ... ; “ ” – (   )).
ü  Valor expressivo do sinal de pontuação.

Copie o texto, leia e pontue corretamente, conforme as normas gramaticais da Língua Portuguesa:

O elefante enxerido
            Um elefante, muito enxerido, foi parar num grande circo.
            Ele exclamou:
            _ Que beleza! Gente, aqui estou!
            O dono do circo, muito curioso, gritou furioso:
            _ Elefante, o que você sabe fazer?
            Retrucou o elefante:
            _ Para fazer, basta querer. Eu danço, eu canto, conto piadas, rebolo e faço palhaçadas.



Pontue as frases corretamente, conforme as normas da Língua Portuguesa:
a)      Eu já tentei conversar com ela; não deu certo.
b)      Eu limpei todo o assoalho; depois, passei cera nele.
c)      Alguma coisa aconteceu com Aurélio, porque...
d)      Se você cuidar bem do bebê, com certeza...
e)      A velha (muito avarenta) acreditou na história.
f)       A baleia (muito grande) não cabe numa piscina.
g)      O lugar da baleia é mesmo o mar”. (Cláudio Feldman)
h)      O livro Uma velha e três chapéus é sensacional!

i)       Cara”, você ainda está aqui?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.