terça-feira, 22 de agosto de 2023

História - As formas de organização social e política do Estado do Mato Grosso do Sul

 

As formas de organização social e política do Estado do Mato Grosso do Sul

 

História da criação de Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul se tornou um Estado no ano de 1979, quando foi oficializada a sua separação do Mato Grosso. O movimento de divisão dos territórios começou a ganhar corpo muito antes, em 1889, quando políticos de Corumbá, no noroeste do atual Estado, propuseram que a capital do Mato Grosso fosse transferida para essa cidade. À época, a sede do governo ficava em Cuiabá, que é, ainda hoje, capital matogrossense.

Inicialmente apoiado pelas elites (em sua maioria fazendeiros), a partir da década de 1930, o movimento de separação ganhou suporte de parte dos militares e Campo Grande se tornou o seu principal centro político.

No Estado Novo, por meio da política conhecida como “Marcha para o Oeste”, foi criado, em 1943, o território de Ponta Porã, visando à proteção da fronteira brasileira, e, assim, deixando de fora dos seus limites a cidade de Campo Grande, que fica no centro do atual Estado. A dissolução daquele território aconteceu pouco tempo depois, em 1946, no governo de Eurico Gaspar Dutra.

O Mato Grosso do Sul foi criado, em 11 de outubro de 1977, por meio da promulgação da Lei Complementar 31 pelo então presidente Ernesto Geisel, que também nomeou o primeiro governador estadual, Harry Amorim Costa. Este tomou posse em 1º de janeiro de 1979, ano em que o Mato Grosso do Sul se tornou oficialmente um estado.

 

Localização

O Estado de Mato Grosso do Sul está localizado na região Centro Oeste do Brasil. A capital é Campo Grande, a sigla é MS e quem nasce no Mato Grosso do Sul é sul matogrossense.

Os 79 municípios do Estado estão distribuídos em uma área de 357.145.534 mil quilômetros quadrados. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada é de 2,6 milhões de habitantes e as cidades mais importantes são: a capital Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

 

Economia

A economia sul matogrossense é baseada no chamado binômio soja boi. Ou seja, a pecuária e a agricultura. O Estado possui o terceiro maior rebanho de bovino de corte do Brasil, ficando atrás, de São Paulo e do vizinho, Mato Grosso.

É um dos mais importantes produtores de soja, milho, algodão e cana de açúcar do País. Também é significativa a produção de suínos e aves.

A indústria do Estado é abastecida, principalmente, pela produção animal. Assim, a maioria dos municípios sobrevive de frigoríficos do abate de bois, suínos e aves.

Todo o Estado é atravessado pelo gasoduto Bolívia Brasil, que abastece o país com gás natural boliviano. O gasoduto é administrado pela Petrobras, também responsável por uma indústria de fertilizantes localizada na cidade de Três Lagoas.

Em Mato Grosso do Sul está instalado um importante polo minero-siderúrgico no município de Corumbá.

 

Cultura

A cultura sul matogrossense é reflexo da diversidade de povos que habitam o local. As principais influências são dos vizinhos paraguaios e bolivianos. Também é marcante a presença de gaúchos que abriram fronteiras e criaram cidades na região.

Está no Mato Grosso do Sul a terceira maior colônia japonesa do País. As duas maiores ficam em São Paulo, no bairro da Liberdade, e em Londrina, no Paraná.

A miscelânea influencia diretamente na culinária. Os pratos típicos sul matogrossenses são o churrasco, de influência gaúcha; a sopa paraguaia e o pucheiro, do interior do Paraguai; a saltenha, da Bolívia e o sobá, do Japão.

De influência paraguaia, o tereré está presente na maioria das cidades. A bebida consiste em mate gelado, que pode ser tomado puro ou com adição de ervas aromáticas e limão.

 

Povos Indígenas

O Estado também abriga a segunda maior população indígena do país. A maior população é formada por guaranis, que vivem na região de Dourados. Há, ainda, os terena, guató e kadiwéu. Esses últimos lutaram na guerra do Paraguai e receberam terras da União localizadas entre os municípios de Bodoquena e Porto Murtinho.

A questão indígena sul matogrossense recebe atenção mundial. No Estado é marcante a violência na disputa pelas terras dos povos tradicionais.

 

Turismo

A maior atração turística do estado é o Pantanal. Com cerca de 250 mil quilômetros quadrados, é a maior planície inundada do mundo.

No Pantanal vivem cerca de 1,1 mil espécies de borboletas, 650 de aves, 120 de mamíferos, e 263 de peixes. Entre os animais de grande porte estão as onças-pintadas, antas, tamanduás e jacarés. Das cerca de 90 espécies de peixes, destaca-se a sucuri, uma cobra cujo comprimento pode ultrapassar 10 metros.

A diversidade biológica e a riqueza de paisagens naturais são comuns em praticamente todo o estado. E a oferta das riquezas naturais é fonte de exploração do ecoturismo, uma das atividades econômicas que mais emprega na região.

O município de Bonito é uma das cidades de maior oferta para estrutura ecoturística. Suas grutas, balneários e nascentes atraem milhares de turistas todos os anos.

 

Relevo

O relevo é formado pelo complexo do Pantanal, planícies na porção noroeste e planaltos que vão até a serra da Bodoquena, a leste.

O clima é de influência tropical semiúmido e tropical de altitude. As temperaturas variam entre 21 e 28 graus. No Inverno, bastante seco, os termômetros podem marcar temperaturas de até 2ºC e são comuns geadas no sul. As chuvas são abundantes do Verão, revelando índice pluviométrico de 2.000 milímetros ao ano.

Fonte de pesquisa: Paloma Guitarrara - Professora de Geografia. Disponível em

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/mato-grosso-sul.htm#Mapa+do+Mato+Grosso+do+Sul

 

Mundo Educação

Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mato-grosso-sul-1.htm

 


Atividades

1- Em que ano Mato Grosso do Sul se tornou um Estado?

Em 1.979


2- Mato Grosso do Sul foi separado de qual Estado?

Dos Mato Grosso


3- Em que ano começou o movimento para a divisão dos territórios (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso)?

Em 1.889


4- Quais foram as pessoas que, inicialmente, propuseram que a capital do Mato Grosso fosse transferida para Corumbá?

Os políticos de Corumbá.


5- À época, antes da divisão do Estado do Mato Grosso, onde ficava a sede do Governo?

Em Cuiabá.


6- Em 1.930, apoiado pelas elites (em sua maioria fazendeiros), o movimento de separação dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ganhou suporte de qual grupo?

Dos militares.


7- À partir da década de 1.930, qual cidade se tornou o principal centro político para a separação dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul?

Campo Grande.


8- Em 1.943, houve a política conhecida como “Marcha para o Oeste” e foi criado o Novo Estado, deixando de fora, os limites de Campo Grande. Em qual território foi criado o Novo Estado?

No território de Ponta Porã.


9- Em que ano e em qual governo ocorreu a dissolução do território de Ponta Porã?

Em 1.946, no Governo de Eurico Gaspar Dutra.


10- Em que dia, mês e ano, Mato Grosso do Sul foi criado?

11 de outubro de 1.977.


12- Qual foi a Lei que oficializou a criação do Mato Grosso do Sul e por qual Presidente?

Lei Complementar 31. Presidente Ernesto Geisel.


13- Em que região Mato Grosso do Sul está localizado?

Região Centro Oeste.


14- Qual é a capital do Mato Grosso do Sul?

Campo Grande.


15- Qual é a sigla do Mato Grosso do Sul?

MS


16- Quais são as principais cidades do Mato Grosso do Sul?

Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.


17- A economia sulmatogrossense é baseada no chamado binômio soja boi. O que este binômio significa?

Que a economia é baseada na agricultura e na pecuária.


18- Qual é o terceiro maior setor pecuário do Mato Grosso do Sul, no Brasil?

O rebanho bovino de corte.


19- Qual é o setor considerado mais importante na agricultura do Mato Grosso do Sul?

Produção de soja, milho, algodão e cana de açúcar.


20- Além da criação de bovinos de corte, quais são os outros setores com importância significativa no Estado?

Produção de suínos e aves.


21- Quais são os principais pratos típicos do Mato Grosso do Sul e de onde vem a influência dessa cultura?

O churrasco, de influência gaúcha.

A sopa paraguaia e o pucheiro, de influência paraguaia.

A saltenha, da Bolívia.

O sobá, do Japão.


22- Qual é a bebida típica do Mato Grosso do Sul, de influência paraguaia, que consiste em mate gelado?

O tereré.


23- Quais são as etnias dos povos originários (povos indígenas), residentes no Mato Grosso do Sul?

Guaranis, Guató, Terenas e Kadiwéu.


24- Qual é a maior atração turística do Mato Grosso do Sul?

O Pantanal.


25- Qual é o município do Mato Grosso do Sul com a maior oferta para a estrutura ecoturística?

Bonito.


26- O relevo do Mato Grosso do Sul é formado pelo complexo do Pantanal. Como é a formação deste relevo?

É formado com planícies e planaltos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.