quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Língua Portuguesa - Gêneros textuais

 

Leia o texto e responda às questões 1 e 2.

1. Qual o público-alvo do texto?

a) Estudantes universitários.

b) Crianças que vão ao hospital. 

c) Profissionais da saúde.

d) Adultos e idosos.

 

2. No trecho: “Você, que é médico ou enfermeiro...”, o termo grifado estabelece ideia de:

a) adição.

b) oposição.

c) explicação.

d) alternância. 

 

Leia o poema e responda à questão:

Pontinho de vista

Eu sou pequeno, me dizem,

e eu fico muito zangado.

Tenho de olhar todo mundo

com o queixo levantado.

Mas, se formiga falasse

e me visse lá do chão,

ia dizer, com certeza:

– Minha nossa, que grandão!

Pedro Bandeira

3. No verso: “Minha nossa, que grandão! ”, o ponto de exclamação revela:

a) espanto.

b) curiosidade.

c) tristeza.

d) alegria.

 

Leia o texto e responda à questão.

 Primeiro banho do cascão

Há mais de 30 anos, na capa da “folhinha”, o cartunista Maurício de Sousa escreveu um conto que narra o primeiro banho do cascão. O nosso amigo sujinho entrou na água para ajudar vítimas da enchente que deixou mais de 200 mil pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Pará, em 1983.

Folhinha são Paulo.

4. Segundo o texto, o que levou o Cascão a tomar seu primeiro banho?

a) Uma sujeira.

b) Uma brincadeira.

c) Uma poça de lama.

d) Uma enchente.

 

Leia o texto e responda às questões 5 e 6.

5. Qual o tipo de linguagem predominante no texto?

a) Culta.

b) Verbal.

c) Não verbal.

d) Mista.

 

6. No último quadrinho, a expressão do Cebolinha é de:

a) preocupação.

b) felicidade.

c) medo.

d) raiva.

 

Leia o texto e responda à questão.

7. Na charge, percebe-se uma crítica do autor em relação ao:

a) dia dos namorados.

b) aumento de preços.

c) trabalho doméstico.

d) aumento de salário.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.