Conteúdos:
ü
Poemas
Referencial: TRICONI, Ana. Ápis Língua
Portuguesa, 5º ano: Ensino Fundamental, anos iniciais / Ana Triconi,Terezinha
Bertin, Vera Marchesi. 3ª edição. São Paulo: Ática, 2017. Pg. 16, 17, 18, 19,
20 e 21.
1-
Leia
o poema com atenção:
Voo
(Nye Ribeiro. Roda de letrinhas. Campinas: Roda &
Cia, 2004. p. 28-29
ⱱoa,
ⱱoa
Passarinho...
ⱱoa,
ⱱoa
pro seu ninho...
Antes que o dia
acabe,
antes que o sol se
esconda,
antes que o mar se
assanhe,
antes que vire
onda...
⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟
Antes que a noite
chegue
enrolada no seu
véu.
Antes que as
estrelinhas
se espalhem pelo
céu.
*********************
Antes que os
grilos cantem
formando um grande
coral.
Antes que as
formiguinhas
se espalhem no
quintal.
יִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִ
Antes que D.
aranha
se enrole em sua
teia.
Antes que a lua
nova
se transforme em
lua cheia.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
ⱱoa,
ⱱoa
Passarinho...
ⱱoa,
ⱱoa
pro seu ninho...
Tá na hora
de nanar!
Sonha sonhos
de outros voos,
de lugares
encantados...
Sonha sonhos
cor de aurora,
sonha sonhos de luar!
1-
Agora,
que você já leu o poema, responda: Quantas estrofes ele tem?
R: 9 estrofes
2-
Releia
as duas primeiras estrofes:
ⱱoa,
ⱱoa
Passarinho...
ⱱoa,
ⱱoa
pro seu ninho...
Podemos
dizer que estas estrofes:
( ) Contam o que o passarinho está fazendo.
( ) Fazem um pedido ao passarinho.
(
X) Dão uma ordem firme ao passarinho.
1-
A
repetição da expressão “Antes que” n poema pode dar a ideia de que o passarinho
precisa:
( ) ser muito rápido para escapar dos perigos
da noite.
(
X) se apressar porque o tempo passa muito
depressa.
( ) chegar ao ninho para dormir antes de a
noite chegar.
2-
Observe
os sinais após a última linha da estrofe:
Antes que o dia
acabe,
antes que o sol se
esconda,
antes que o mar se
assanhe,
antes que vire
onda...
⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟
A)
Esse
recurso visual está relacionado a que palavra dessa estrofe? Qual ideia ele
expressa?
Está
relacionado a palavra onda e expressa a ideia de simbolizar as ondas.
B)
Observe
os recursos apontados nestas outras estrofes:

Antes que a noite chegue
enrolada no seu
véu.
Antes que as
estrelinhas
se espalhem pelo
céu.

Antes que os grilos cantem
formando um grande
coral.
Antes que as
formiguinhas
se espalhem no
quintal.

Antes que D. aranha
se enrole em sua
teia.
Antes que a lua
nova
se transforme em
lua cheia.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
C)
Indique
o que os recursos visuais estão expressando em cada estrofe:
Estrofe
A: estrelas
|
Estrofe
B: formigas
|
Estrofe
C: lua cheia
|
1-
Releia
a estrofe:
Antes que a noite
chegue
enrolada no seu
véu.
Antes que as
estrelinhas
se espalhem pelo
céu.
Há
nessa estrofe, um termo que é comparado com o ser vivo. Qual é ele?
Antes que a noite chegue enrolada no seu véu.
2-
Releia
a última estrofe. Depois, complete a frase:
Sonha sonhos
de outros voos,
de lugares
encantados...
Sonha sonhos
cor de aurora,
sonha sonhos de luar!
A)
O
passarinho deve voltar ao ninho e dormir para sonhar.
B)
Nesses
versos há sons que se repetem nas
palavras, principalmente o /s/. que efeito essa repetição traz ao poema?
Explique:
Traz o efeito
da rima. Rima é uma forma de escrever poema, onde as palavras finais se
combinam nos sons.
3-
Foi
dado o título “Voo” ao poema. Qual pode ter sido o motivo? Explique:
Resposta pessoal
4-
Descreva,
com base na leitura do poema, como você imagina a chegada da noite?
Resposta pessoal
5-
Leia em voz alta o verso que melhor expressa o
que você descreveu:
Leitura individual e pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.