Conteúdos:
ü
Poemas
Referencial: TRICONI, Ana. Ápis Língua
Portuguesa, 5º ano: Ensino Fundamental, anos iniciais / Ana Triconi,Terezinha
Bertin, Vera Marchesi. 3ª edição. São Paulo: Ática, 2017. Pg. 16, 17, 18, 19,
20 e 21.
1-
Leia
o poema com atenção:
Voo
(Nye Ribeiro. Roda de letrinhas. Campinas: Roda &
Cia, 2004. p. 28-29
ⱱoa,
ⱱoa
Passarinho...
ⱱoa,
ⱱoa
pro seu ninho...
Antes que o dia
acabe,
antes que o sol se
esconda,
antes que o mar se
assanhe,
antes que vire
onda...
⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟
Antes que a noite
chegue
enrolada no seu
véu.
Antes que as
estrelinhas
se espalhem pelo
céu.
*********************
Antes que os
grilos cantem
formando um grande
coral.
Antes que as
formiguinhas
se espalhem no
quintal.
יִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִ
Antes que D.
aranha
se enrole em sua
teia.
Antes que a lua
nova
se transforme em
lua cheia.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
ⱱoa,
ⱱoa
Passarinho...
ⱱoa,
ⱱoa
pro seu ninho...
Tá na hora
de nanar!
Sonha sonhos
de outros voos,
de lugares
encantados...
Sonha sonhos
cor de aurora,
sonha sonhos de luar!
1-
Agora,
que você já leu o poema, responda: Quantas estrofes ele tem?
R: 9 estrofes
2-
Releia
as duas primeiras estrofes:
ⱱoa,
ⱱoa
Passarinho...
ⱱoa,
ⱱoa
pro seu ninho...
Podemos
dizer que estas estrofes:
( ) Contam o que o passarinho está fazendo.
( ) Fazem um pedido ao passarinho.
(
X) Dão uma ordem firme ao passarinho.
1-
A
repetição da expressão “Antes que” n poema pode dar a ideia de que o passarinho
precisa:
( ) ser muito rápido para escapar dos perigos
da noite.
(
X) se apressar porque o tempo passa muito
depressa.
( ) chegar ao ninho para dormir antes de a
noite chegar.
2-
Observe
os sinais após a última linha da estrofe:
Antes que o dia
acabe,
antes que o sol se
esconda,
antes que o mar se
assanhe,
antes que vire
onda...
⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟⸟
A)
Esse
recurso visual está relacionado a que palavra dessa estrofe? Qual ideia ele
expressa?
Está
relacionado a palavra onda e expressa a ideia de simbolizar as ondas.
B)
Observe
os recursos apontados nestas outras estrofes:
Antes que a noite chegue
enrolada no seu
véu.
Antes que as
estrelinhas
se espalhem pelo
céu.
*********************
Antes que os grilos cantem
formando um grande
coral.
Antes que as
formiguinhas
se espalhem no
quintal.
יִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִיִ
Antes que D. aranha
se enrole em sua
teia.
Antes que a lua
nova
se transforme em
lua cheia.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
C)
Indique
o que os recursos visuais estão expressando em cada estrofe:
Estrofe
A: estrelas
|
Estrofe
B: formigas
|
Estrofe
C: lua cheia
|
1-
Releia
a estrofe:
Antes que a noite
chegue
enrolada no seu
véu.
Antes que as
estrelinhas
se espalhem pelo
céu.
Há
nessa estrofe, um termo que é comparado com o ser vivo. Qual é ele?
Antes que a noite chegue enrolada no seu véu.
2-
Releia
a última estrofe. Depois, complete a frase:
Sonha sonhos
de outros voos,
de lugares
encantados...
Sonha sonhos
cor de aurora,
sonha sonhos de luar!
A)
O
passarinho deve voltar ao ninho e dormir para sonhar.
B)
Nesses
versos há sons que se repetem nas
palavras, principalmente o /s/. que efeito essa repetição traz ao poema?
Explique:
Traz o efeito
da rima. Rima é uma forma de escrever poema, onde as palavras finais se
combinam nos sons.
3-
Foi
dado o título “Voo” ao poema. Qual pode ter sido o motivo? Explique:
Resposta pessoal
4-
Descreva,
com base na leitura do poema, como você imagina a chegada da noite?
Resposta pessoal
5-
Leia em voz alta o verso que melhor expressa o
que você descreveu:
Leitura individual e pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.