Conteúdos:
ü Valor
posicional dos algarismos.
ü Agrupamentos
na base 10.
ü Ordens
e classes.
Texto
informativo
Veja o grupo de jovens
que participou de uma excursão turística:
Para
sabermos quantos jovens participara dessa excursão, podemos:
ü Contar
um a um e encontramos 25 jovens;
ü Contar
aos pares (grupos de 2) e encontramos 24 jovens + 1=25 jovens;
ü Contar
em grupos de 5 e encontramos 5 grupos de 5 jovens, que equivale a 25 jovens;
ü Contar
em grupos de 10 e encontramos 2 grupos de 10 jovens + 5 jovens = 25 jovens.
Ao
observar essas quatro maneiras de contar, podemos perceber que o total é sempre
o mesmo, não importa de que forma façamos os agrupamentos para contagem.
Quando agrupamos os elementos de 10
em 10, estamos utilizando o sistema de numeração decimal.
ü Dez
unidades formam uma dezena.
ü Dez
dezenas formam uma centena ou 100 unidades.
ü Dez
centenas formam uma unidade de milhar ou 1.000 unidades.
ü Dez
unidades de milhar formam uma dezena de milhar ou 10.000 unidades.
ü Dez dezenas de milhar formam uma centena de
milhar ou 100.000 unidades.
Nosso
sistema de numeração é um sistema decimal posicional , pois
cada algarismo ocupa uma posição no número e o valor que ele representa é
diferente, dependendo dessa posição. Essa posição é chamada de ordem, e as ordens
são consideradas da direita para a esquerda.
Observe a seguinte informação:
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