domingo, 17 de março de 2019
GEOGRAFIA - Condições climáticas e agricultura do Mato Grosso do Sul.
Condições climáticas e agricultura do Mato Grosso do Sul.
O clima contribui para a formação da vegetação e influi na ocupação do espaço pelo homem e nas atividades que podem ser desenvolvidas em cada lugar.
Em Mato Grosso do Sul, o clima é tropical. Existem, praticamente, duas estações durante o ano: uma estação seca e fria, nos meses de inverno e primavera, e outra, chuvosa e quente, nos meses de verão e outono. A região mais fria fica no sul do Estado.
Em Mato Grosso do Sul há regiões de planícies, ou seja, superfícies planas. Em nosso Estado destaca-se a imensa planície do Pantanal mato-grossense, e caracteriza-se por apresentar feições planas onde encontra-se pequenas áreas elevadas, os maciços, que variam de 100m a 300m. Por causa disso, ocorrem, nas épocas de chuvas, grandes enchentes dos rios da região.
Existem as Cordilheiras – partes mais altas da planície, que são isentas das inundações periódicas, nestas áreas, estão as sedes das fazendas e na época das cheias o gado bovino é levado para esta área, para escapar das águas.
No meio do pantanal aparecem maciços de Urucum e Amolar.
Situa-se ao sul da cidade de Corumbá, o ponto culminante do maciço é o Morro Grande com 1.160 m de altitude.
Existem também os planaltos, ou seja, terras planas e altas localizadas na parte leste do Estado. Temos também áreas serranas, onde se destacam as serras de Amambai (extremo sul do estado), das Araras, Bodoquena e de Maracajú. A serra da Bodoquena fica ao sul do Pantanal e a de Maracaju corta o Estado de norte a sul.
Solos de Mato Grosso do Sul - latossolo ou terra roxa – são solos muito férteis, predominam na serra de Maracaju, Rio Brilhante e Dourados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.