domingo, 17 de março de 2019
GEOGRAFIA - Hidrografia e energia do Mato Grosso do Sul.
Hidrografia é um dos ramos da geografia física que estuda as águas da superfície da Terra, abrangendo rios, oceanos, lagos, mares, geleiras e etc.
Os hidrógrafos são os profissionais que se estudam a hidrografia do planeta, analisam e catalogam as águas navegáveis de todo o mundo, elaborando cartas e mapas que mostram em detalhes a formação dos canais, a profundidade das águas e a localização dos canais, bancos de areia, correntes marítimas, etc. Os hidrógrafos também são responsáveis por estudar a influência dos ventos no ritmo das águas e das marés.
O Estado de Mato Grosso do Sul é banhado por rios muito importantes. Esses rios pertencem às bacias do Paraná e do Paraguai.
Denomina-se bacia hidrográfica o conjunto de rios de uma região.
Após a junção dos rios Paranaíba e Grande, na região de Aparecida do Taboado é formado o rio Paraná que apresenta características de rio de planalto (rios que correm em regiões acidentadas e que são pouco navegáveis); suas quedas d’água são aproveitáveis para usinas hidrelétricas. Encontra-se nele instaladas as usinas de Jupiá e Ilha Solteira, que formam o Complexo de Urubupungá, e a usina de Porto Primavera, próximo a Bataguassu.
O rio Paraná separa o Estado de Mato Grosso do Sul dos Estados de São Paulo e Paraná. Seus afluentes são: Aporé, Sucuriú, Verde, Pardo, Inhanduí, Ivinhema, Amambaí e Iguatemi. No rio Pardo está a hidrelétrica de Mimoso. Além disso, possui também trechos navegáveis.
Principais portos do rio Paraná no estado de MS – 15 de Novembro e Porto Primavera.
O rio Paraguai nasce no Estado de Mato Grosso, ao sul da Chapada dos Parecis e deságua no rio Paraná em território argentino. Ele atravessa as terras do Pantanal mato-grossense. É o rio mais extenso de Mato Grosso do Sul. Este rio era até o início deste século, a principal via de acesso ao interior do Mato Grosso, deixando de ocupar esta posição, com a chega da ferrovia a partir de 1914.
O rio Paraguai é um rio de planície. Por este motivo, é navegável em grande parte do seu curso. Em suas margens existem vários portos fluviais: Corumbá, Porto Esperança, porto Murtinho e outros.
Porto Esperança, Porto Murtinho e outros. Seus afluentes são: Taquari, Aquidauana, Miranda, Apa, Nioaque, Negro.
O rio Paraguai, por ser um rio de planície, não serve para o aproveitamento hidrelétrico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.