domingo, 17 de março de 2019
HISTÓRIA - Herança cultural do Estado de Mato Grosso do Sul
Herança cultural do Estado de Mato Grosso do Sul e a Formação da população sul-matogrossense.
Todas as pessoas possuem cultura, pois consideramos como cultura, a maneira de sentir, de pensar e de agir em um grupo social.
A cultura é formada por todo o conjunto de conhecimento aprendidos e transmitidos de geração a geração em uma sociedade, onde as pessoas compartilham dos elementos culturais do seu grupo, que são:
O idioma;
As regras sociais de comportamento;
A forma de organização política;
A forma de produção de riquezas;
As crenças e religião;
As tradições, os hábitos e os costumes;
As manifestações artísticas;
O conhecimento científico e tecnológico;
O modo de se vestir;
A culinária;
As manifestações folclóricas.
Todo grupo social tem sua própria cultura e para entender os costumes de um grupo social, necessitamos conhecer a cultura ao qual pertencem e dentre as diferentes culturas.
A população brasileira, assim como a do Mato Grosso do Sul, foi formada pela fusão de três grandes grupos étnicos: os índios, os brancos e os negros. A mistura desses povos ocorreu por meio da interação de suas culturas. Por essa razão dizemos que o povo brasileiro é miscigenado.
Com a cultura dos índios aprendemos:
Tomar banho diariamente;
Dormir em redes;
Usar canoas e jangadas;
Cultivar o milho, a mandioca, o amendoim, o inhame, o guaraná;
Utilizar vasilhas de barro;
Alimentar-se de mamão, caju, cacau, palmito e castanha-do-pará;
Usar instrumentos musicais como flauta e chocalho;
Fabricar cestos com fibras vegetais e cerâmica;
Utilizar a flora medicinal;
Conhecer as lendas e mitos indígenas, como o Curupira, o Boitatá e tantos outros;
Utilizar as palavras como: jacá, tapera, taquara, catapora, pereba, beiju, paçoca, guaraná, pamonha, pipoca, urucum, tapioca, caatinga, biboca, capoeira, jururu.
Com a cultura dos brancos aprendemos:
A língua portuguesa;
A religião católica e as festas religiosas;
O artesanato em rendas e bordados;
A comer goiaba, bananada, marmelada, ovos, bacalhoada, azeite, cebola e azeitona;
A literatura de cordel;
As brincadeiras de roda, danças populares e montagem de presépios;
A construção de casas com grandes quintais, hortas e pomares;
O traçado das cidades e a arquitetura das igrejas;
A organização do ensino escolar.
Com a cultura dos negros aprendemos:
A dança e a música da capoeira, o samba e o batuque;
Os instrumentos musicais berimbau, tamborim e agogô;
As palavras banguela, caçamba, cachaça, capanga, mandinga, marimbondo, moleque, quitanda, tanga.
A alimentação do vatapá, munguzá, pé de moleque e o leite de coco;
As crenças e cerimônias religiosas de umbanda e candomblé.
A presença dos migrantes e dos imigrantes também influenciaram na cultura do Mato Grosso do Sul.
Com a cultura dos migrantes catarinenses e paranaenses aprendemos:
A alimentação do pão caseiro, cuca, o churrasco e o charque;
A tomar chimarrão;
A dança do xote e vanerão;
O uso da bombacha, do pala e do lenço;
O uso do arreio e do pelego na montaria do cavalo.
Com a cultura dos migrantes mineiros aprendemos:
A alimentação do pão de queijo, feijão tropeiro, leitão pururuca, as compotas de doces e o doce de leite.
Com a cultura dos migrantes nordestinos aprendemos:
Os ritmos musicais e as danças xote, baião e forró;
A alimentação da carne seca ao sol, a rapadura, a farinha de mandioca, o sarapatel e o pirão de peixe.
Com a cultura dos migrantes cariocas aprendemos:
A alimentação da feijoada.
Com a cultura dos migrantes paulistas aprendemos:
A alimentação do café.
Com a cultura dos imigrantes do Japão aprendemos:
O cultivo de hortaliças e frutas;
A alimentação do sashimi (peixe cru), sukiaki (carne vermelha cozida com verduras), shoyu (molho de soja), o broto de bambu e o tofu (queijo de soja).
Com a cultura dos imigrantes do Paraguai aprendemos:
A dança e a música da polca paraguaia;
O jogo de baralho truco;
A tomar tereré servido em guampas;
A alimentação da chipa de forma oval e arredondada, sopa paraguaia e a mandioca com carne.
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