domingo, 17 de março de 2019

HISTÓRIA - Herança cultural do Estado de Mato Grosso do Sul

Herança cultural do Estado de Mato Grosso do Sul e a Formação da população sul-matogrossense. Todas as pessoas possuem cultura, pois consideramos como cultura, a maneira de sentir, de pensar e de agir em um grupo social. A cultura é formada por todo o conjunto de conhecimento aprendidos e transmitidos de geração a geração em uma sociedade, onde as pessoas compartilham dos elementos culturais do seu grupo, que são:  O idioma;  As regras sociais de comportamento;  A forma de organização política;  A forma de produção de riquezas;  As crenças e religião;  As tradições, os hábitos e os costumes;  As manifestações artísticas;  O conhecimento científico e tecnológico;  O modo de se vestir;  A culinária;  As manifestações folclóricas. Todo grupo social tem sua própria cultura e para entender os costumes de um grupo social, necessitamos conhecer a cultura ao qual pertencem e dentre as diferentes culturas. A população brasileira, assim como a do Mato Grosso do Sul, foi formada pela fusão de três grandes grupos étnicos: os índios, os brancos e os negros. A mistura desses povos ocorreu por meio da interação de suas culturas. Por essa razão dizemos que o povo brasileiro é miscigenado. Com a cultura dos índios aprendemos:  Tomar banho diariamente;  Dormir em redes;  Usar canoas e jangadas;  Cultivar o milho, a mandioca, o amendoim, o inhame, o guaraná;  Utilizar vasilhas de barro;  Alimentar-se de mamão, caju, cacau, palmito e castanha-do-pará;  Usar instrumentos musicais como flauta e chocalho;  Fabricar cestos com fibras vegetais e cerâmica;  Utilizar a flora medicinal;  Conhecer as lendas e mitos indígenas, como o Curupira, o Boitatá e tantos outros;  Utilizar as palavras como: jacá, tapera, taquara, catapora, pereba, beiju, paçoca, guaraná, pamonha, pipoca, urucum, tapioca, caatinga, biboca, capoeira, jururu. Com a cultura dos brancos aprendemos:  A língua portuguesa;  A religião católica e as festas religiosas;  O artesanato em rendas e bordados;  A comer goiaba, bananada, marmelada, ovos, bacalhoada, azeite, cebola e azeitona;  A literatura de cordel;  As brincadeiras de roda, danças populares e montagem de presépios;  A construção de casas com grandes quintais, hortas e pomares;  O traçado das cidades e a arquitetura das igrejas;  A organização do ensino escolar. Com a cultura dos negros aprendemos:  A dança e a música da capoeira, o samba e o batuque;  Os instrumentos musicais berimbau, tamborim e agogô;  As palavras banguela, caçamba, cachaça, capanga, mandinga, marimbondo, moleque, quitanda, tanga.  A alimentação do vatapá, munguzá, pé de moleque e o leite de coco;  As crenças e cerimônias religiosas de umbanda e candomblé. A presença dos migrantes e dos imigrantes também influenciaram na cultura do Mato Grosso do Sul. Com a cultura dos migrantes catarinenses e paranaenses aprendemos:  A alimentação do pão caseiro, cuca, o churrasco e o charque;  A tomar chimarrão;  A dança do xote e vanerão;  O uso da bombacha, do pala e do lenço;  O uso do arreio e do pelego na montaria do cavalo. Com a cultura dos migrantes mineiros aprendemos:  A alimentação do pão de queijo, feijão tropeiro, leitão pururuca, as compotas de doces e o doce de leite. Com a cultura dos migrantes nordestinos aprendemos:  Os ritmos musicais e as danças xote, baião e forró;  A alimentação da carne seca ao sol, a rapadura, a farinha de mandioca, o sarapatel e o pirão de peixe. Com a cultura dos migrantes cariocas aprendemos:  A alimentação da feijoada. Com a cultura dos migrantes paulistas aprendemos:  A alimentação do café. Com a cultura dos imigrantes do Japão aprendemos:  O cultivo de hortaliças e frutas;  A alimentação do sashimi (peixe cru), sukiaki (carne vermelha cozida com verduras), shoyu (molho de soja), o broto de bambu e o tofu (queijo de soja). Com a cultura dos imigrantes do Paraguai aprendemos:  A dança e a música da polca paraguaia;  O jogo de baralho truco;  A tomar tereré servido em guampas;  A alimentação da chipa de forma oval e arredondada, sopa paraguaia e a mandioca com carne.

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