domingo, 17 de março de 2019
GEOGRAFIA - Formação da população sul-mato-grossense: Os imigrantes no Estado.
A população é composta por imigrantes nacionais e internacionais, que vieram principalmente dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo; e de países como Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Paraguai, Portugal, Síria e Líbano. Esse fato contribui para o povoamento, além de estabelecer, em um mesmo território, uma pluralidade cultural.
No Mato Grosso do Sul existe uma grande concentração de pessoas pardas, em razão da junção de ameríndios, imigrantes paraguaios e índios guaranis.
A composição étnica da população de Mato Grosso do Sul é a seguinte:
Brancos–51,1%
Negros–5,3%
Pardos–41,8%
Amarelos ou indígenas – 1,7%
A cultura inclui a linguagem, as crenças, os costumes, as cerimônias, a conduta, a arte, a culinária, a moda, o folclore, os gestos e o modo de vida de determinado número de pessoas em um período.
O local onde se situa, o meio ambiente, a economia e o que cerca um povo influência o seu modo de vida. A cultura local é uma mistura de várias contribuições das migrações ocorridas em seu território e com as imigrações e migrações, destacamos a influência dos pratos, bebidas típicas, símbolos e músicas, no Mato Grosso do Sul:
Pratos típicos: Arroz boliviano, Caribeu, Chipa, Farofa de banana, Farofa de carne, Pacu assado, Puchero, Quibebe de mamão, Sopa paraguaia, Arroz carreteiro, Macarrão boiadeiro,...
Bebidas típicas: Caldo de piranha, Licor de pequi, Sorvete de bocaiuva, geladinho e Tereré.
Símbolos: Viola-de-cocho, Trem do Pantanal
Música: Guarânia, Chamamé, Cururu, Siriri, Vanerão, Sertanejo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.