sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Análise textual: Conto de terror - Língua Portuguesa

 

Casa mal assombrada



Eram duas e meia da manhã quando Levi, Antônio e Arnaldo andavam pelas calçadas sujas de sua cidade. Estavam vagando a mais três horas sem nada pra fazer, Levi odiava fazer isso, preferia estar em casa assistindo TV e comendo, mas sempre acompanhava os amigos porque não gostava de ficar sozinho. Chegaram à antiga estação de trem da cidade que já estava desativada há muitos anos.

“Vamos embora daqui. Eu odeio esse lugar” – pediu Levi tentando não parecer aterrorizado.

 “Deixe de ser medroso” – respondeu Arnaldo. “Vamos até a casa abandona da colina e dar uma olhada, estou precisando de uma aventura.” – completou ele com a voz animada.

  Antônio riu e começou a andar em direção a casa, os outros dois o seguiram. Chegaram ao portão de entrada e olharam aquela imensa construção, era linda e tenebrosa ao mesmo tempo.

 Os três jamais viram alguém morando naquele lugar, o dono da propriedade a trancou a mais de cinquenta anos e não voltou mais, nunca vendeu ou alugou. Os moradores da região até evitavam passar perto com medo e diziam que o lugar era assombrado.

Anos atrás o filho do prefeito daquela cidade estava se casando com uma moça que morava ali. No dia do casamento, a melhor amiga da noiva a levou para a casa do prefeito dizendo que queria mostrar-lhe algo. Chegando lá elas sobem até o quarto onde o noivo dormia e o encontram algo que deixou a noiva muito chateada. Diz a lenda que os fantasmas dos três ficaram na casa.

 Arnaldo foi o primeiro a entrar, pulou o portão e foi em direção a casa. Olhou para trás e viu os outros dois pulando também e continuou até chegar à porta. Levi ficou parado no meio do caminho.

  “Eu não entro aí, estou sentindo mal, alguma coisa me diz que a gente deveria ir embora.” – disse o rapaz com voz trêmula.

Os outros dois não deram importância. Voltaram-se para casa e olharam pela janela. Eles se espantaram porque podiam ver muito bem o que tinha dentro da casa somente com a iluminação da lua que entrava pelas janelas. A sala de entrada era enorme e toda a mobília parecia estar lá, porém coberta com lençóis.

“Opa, a porta da frente está aberta.” – Disse Antônio já abrindo a porta.

Os dois entraram, o lugar era lindo, descobriram alguns móveis e viram que estava tudo intacto, parecia que alguém estava cuidando de tudo. Antônio decidiu subir para o próximo andar e ver se achava algo interessante. Arnaldo foi ver outro cômodo. Momentos depois Arnaldo escuta Antônio descendo as escadas.

“Vamos embora, Levi está nos esperando lá fora.” – Gritou Arnaldo para que seu amigo pudesse escutá-lo.

 Antônio não respondeu, Arnaldo se virou para ir até a saída e deu de cara com alguém, não pode ver quem era porque a luz vinha de trás da pessoa então só via a silhueta. Uma coisa ele tinha certeza, estava vestida de noiva. Seu corpo congelou e então ele riu tentando disfarçando o susto.

 “Muito boa essa Antônio, quase me mata de susto. Vamos embora, já tive muito pra uma noite, esse lugar está me dando arrepios.” – disse Arnaldo irritado.

Antônio continuou calado. Arnaldo ficou inquieto olhando o suposto amigo e começou a andar em sua direção, a silhueta também se movia ao seu encontro. Algo mudou na visão de Arnaldo, ele começou a ficar preocupado e parou de andar.

    “Brincadeira tem limite Antônio.” – gritou ele.

 A silhueta também parou de andar, a luz da lua iluminou seu rosto e Arnaldo gritou. A imagem o aterrorizou e ele se arrependeu de ter entrado na casa. Ali na sua frente estava o fantasma da noiva, seu rosto podre e olhos vazios não expressavam sentimento.

 “Antônio!” – foi à única coisa que ele conseguiu gritar, pois o terror o mantinha congelado e sem ar.

 Antônio desceu as escadas rapidamente, quando viu a cena correu direto pra porta gritando. A porta estava trancada, ele a esmurrava, chutava e puxava, mas ela não abria. Levi estava bem perto, mas parecia que não via ou escutava nada. A noiva não deu muita atenção a ele e continuava a encarar Arnaldo que por sua vez correu para ajudar o amigo com a porta.

 “Você pensou que iria escapar de mim por toda eternidade querido?” – disse o fantasma se aproximando dos dois.

A noiva agarrou Arnaldo pelo cabelo.  Antônio se espantou, correu e levou Levi embora com ele. Contou a história a todos mais ninguém acreditou.

 

(Gênero textual - História de Terror. Terça-feira, 18 de agosto de 2009. Posted by Paulo Garcia. Texto adaptado para o 5º ano do Ensino Fundamental.)

Disponível em https://comunicaoeexpresso.blogspot.com/2015/02/leia-o-texto-seguir.html Adaptado para o 5º ano.

 


Responda:

 

1-  Segundo Paulo Garcia, em que local a história do texto ocorre?

Em volta de uma casa.


2-  Por qual palavra a expressão “silhueta” no texto, 13º parágrafo, pode ser substituída?

Sombra.


3-  No texto, qual é a ideia de que há assombração da casa?

O fantasma da noiva.


4-  Segundo Paulo Garcia, do que o texto trata, principalmente?

De uma casa abandonada e assustadora.


5-  No trecho “Vamos embora daqui. Eu odeio esse lugar”. O que a expressão em destaque revela?

Pavor pelo lugar.


6-  No texto, na casa mal assombrada, tem-se a ideia de que?

Que o medo ainda se cria em lugares desativados e em casas em ruínas.


7-  De acordo com o texto, porque a casa era assombrada?

Porque era desabitada e apresentava um aspecto que causava medo.


8-  Qual é a finalidade do texto?

Passar medo e causar suspense no leitor.


9-  De que forma o autor escreve sua história?

De forma assustadora.


10-  No trecho “Vamos embora daqui, eu odeio esse lugar”. Essa fala é de qual personagem?

Levi.


11-  Qual é o gênero desse texto?

De terror.


12-  No texto, quem é Paulo Garcia?

O autor da história.

Diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola, extrativa e no cotidiano da população. Geografia

 Diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola, extrativa e no cotidiano da população.

Toda energia que utilizamos para realizar as mais diferentes atividades no dia a dia vem de alguma fonte energética. As fontes energéticas, ou fontes de energia, podem ser classificadas como renováveis e como não renováveis.

As fontes renováveis de energia são aquelas que não se esgotam na natureza e sua renovação ocorre em um período curto. São exemplos de fontes energéticas renováveis a força das águas e a força dos ventos, além dos raios solares.

A fonte de energia obtida da biomassa, em que se usam vegetais como matéria-prima para a produção de combustíveis. A cana-de-açúcar é empregada na produção de etanol, utilizado como combustível em automóveis. Já a lenha e o carvão vegetal são queimados para gerar calor e energia elétrica.

As fontes não renováveis de energia são aquelas que não se renovam rapidamente na natureza. Isso significa que esses recursos energéticos, se utilizados intensamente, podem esgotar-se totalmente. Exemplos de fontes não renováveis de energia são o petróleo, o carvão mineral, o gás natural e o urânio.

Fontes de energia não renováveis:

O petróleo é a fonte energética mais utilizada atualmente no mundo. Além do uso automotivo, a queima desses derivados em usinas térmicas gera energia elétrica para uso da população.

O gás natural é considerado uma fonte de energia limpa, pois polui menos a atmosfera.

O carvão mineral apresenta alto teor calorífico, ou seja, um calor que se transforma em energia e é um tipo de rocha que tem origem na decomposição de vegetais soterrados há milhões de anos. É uma fonte de energia relativamente barata se comparada a outras fontes.

O urânio é uma fonte de energia. Ele é um metal extraído de rochas e é a principal fonte para as usinas nucleares, que fornecem energia elétrica. A energia nuclear é considerada fonte de energia limpa, pois não emite poluentes na atmosfera. Ao mesmo tempo, é considerada de alto risco, já que qualquer acidente em uma usina nuclear pode ser fatal ao ambiente e às pessoas.

Fontes de energia renováveis:

A energia solar é a forma de obtenção energética a partir da captação da luz do Sol.

A energia eólica é a transformação da energia dos ventos em energia elétrica.

A energia biomassa é obtida a partir da massa vegetal. A cana-de-açúcar, o milho e a mamona são alguns exemplos de biomassa utilizada na produção de biocombustíveis.

A energia maremotriz é a forma de obtenção de energia a partir da movimentação das águas oceânicas. Quanto maior é a oscilação das marés em uma determinada região litorânea, maior é a geração de energia.

A energia hidrelétrica é aquela obtida por meio do aproveitamento do movimento das águas dos rios. A energia hidrelétrica é considerada uma energia limpa, pois não emite poluentes, ao contrário de outras fontes, como o petróleo e o carvão mineral.

 

Fonte: CRUZ. Geslie Coelho Carvalho da. Livro A Conquista. Ensino Fundamental - Anos iniciais.– Componente: Geografia. 1ª edição, São Paulo, 2021.


Responda:

1-  De onde vem toda energia que utilizamos para realizar as mais diferentes atividades no dia a dia? 

Vem de alguma fonte energética.


2-  Qual é o outro nome que se dá as fontes energéticas? 

Fontes de energia.


3-  Como são classificadas as fontes energéticas, ou fontes de energia? 

Podem ser classificadas como renováveis e como não renováveis.


4-  O que são as fontes renováveis de energia

São aquelas que não se esgotam na natureza e sua renovação ocorre em um período curto.


5-  O que são as fontes não renováveis de energia? 

São aquelas que não se renovam rapidamente na natureza.


6-  Cite exemplos de fontes energéticas renováveis. 

A força das águas e a força dos ventos, além dos raios solares.


7-  Cite exemplos de fontes não renováveis de energia? 

São o petróleo, o carvão mineral, o gás natural e o urânio.


8-  O que é uma fonte de energia obtida da biomassa

São as fontes de energia em que se usam vegetais como matéria-prima para a produção de combustíveis.


9-  Sobre as fontes de energia não renováveis, qual é a mais utilizada? 

O petróleo.


10-   Em que se usa o petróleo, como fonte de energia não renovável? 

No uso automotivo e na energia elétrica para uso da população.


11-   Por que o gás natural é considerado uma fonte de energia limpa? 

Porque polui menos a atmosfera.


12-   Sobre as fontes de energia não renováveis, qual é a fonte de energia relativamente barata se comparada a outras fontes? 

O carvão mineral.


13-   Sobre as fontes de energia não renováveis, qual é a fonte de energia considerada de alto risco? 

O urânio.


14- Por que o urânio é uma fonte de energia não renovável considerada de alto risco? 

Porque qualquer acidente em uma usina nuclear pode ser fatal ao ambiente e às pessoas.


15-   Cite exemplos de fontes renováveis de energia? 

A energia solar, energia eólica, energia biomassa, energia maremotriz e energia hidrelétrica.


16-   O que é uma energia solar? 

É a forma de obtenção energética a partir da captação da luz do Sol.


17-   O que é uma energia eólica? 

É a transformação da energia dos ventos em energia elétrica.



18-   Como se obtém uma energia biomassa? 

É obtida a partir da massa vegetal.


19-   Cite exemplos de produtos que são usados para a obtenção da energia biomassa: 

A cana-de-açúcar, o milho e a mamona.


20- O que é uma energia maremotriz? 

É a forma de obtenção de energia a partir da movimentação das águas oceânicas.


21-   O que é uma energia hidrelétrica? 

É aquela obtida por meio do aproveitamento do movimento das águas dos rios

Transformações dos meios de transporte e de comunicação - Geografia

 Transformações dos meios de transporte e de comunicação

Você já aprendeu que os artigos e as mercadorias são produzidos nos setores primário e secundário da economia. Para que eles cheguem até nós, é muito importante uma rápida e eficiente rede de transporte. As redes de transporte e as vias de circulação servem para viabilizar o deslocamento de pessoas e de cargas.

As vias de circulação sofreram mudanças com o avanço da tecnologia ao longo do tempo. A extensão dessa rede e os próprios meios de transporte também mudaram. Os tipos de veículo e suas formas se modernizam. Muitos deles são equipados com controles computadorizados e são cada vez mais rápidos e confortáveis, Mas os meios de transporte nem sempre foram assim como conhecemos hoje. Observe as fotografias históricas a seguir com alguns exemplos de transportes utilizados no passado:

Transporte rodoviário: Tanto os veículos como as redes de transporte no Brasil passaram por intensas transformações nas últimas décadas. Uma delas diz respeito ao transporte rodoviário, feito por terra. Depois da metade do século XX, as políticas públicas de transporte no Brasil começaram a incentivar cada vez mais o uso de veículos automotores. Nesse período, o uso de carros, caminhões e ônibus teve destaque no transporte de passageiros e de cargas. As primeiras empresas do setor automobilístico se instalaram no Brasil, e a produção aumentou ano a ano, passando a ter muita importância na economia brasileira. Cresceu também o número de trabalhadores empregados nesse setor e hoje em dia, a rede de transporte rodoviário é a mais extensa do Brasil.

Transporte hidroviário: O transporte hidroviário, feito por águas, é utilizado há muito mais tempo que o ferroviário e o rodoviário. Enquanto o transporte ferroviário se desenvolveu no século XIX e o rodoviário no século XX, o hidroviário acompanha a história da humanidade há muitos séculos. Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, novas embarcações foram surgindo.

Transporte ferroviário: O transporte ferroviário é feito por trens, em trilhos, chamados de ferrovias. As ferrovias começaram a ser construídas no século XIX em diferentes países, inclusive no Brasil. No país, o transporte ferroviário ocupou lugar de grande importância até meados do século XX. Como as demais vias e meios de transporte, em todo o mundo, as ferrovias e os trens passaram por diferentes estágios de desenvolvimento tecnológico. Embora o transporte ferroviário tenha passado por intenso desenvolvimento tecnológico, com o tempo deixou de ser destaque nos transportes de carga e de pessoas no Brasil. Entretanto, em alguns países, os trens são o principal meio de transporte, sobretudo para o fluxo de cargas pelo território.

Transporte aéreo: O transporte aéreo é feito pelo ar, em aviões. No Brasil, a maior parte do transporte de cargas é realizada por meio de rodovias e ferrovias. O tráfego aéreo de cargas apresenta algumas limitações em relação à quantidade e ao tamanho de produtos. Mas, ainda assim, é eficiente no transporte de produtos frágeis, caros ou com curto prazo de validade. No Brasil, o tráfego aéreo é mais utilizado para transporte de passageiros.

Os meios de transporte e as vias de circulação conectam as pessoas e os lugares. Outra forma de realizar essa conexão é pelos meios de comunicação. Atualmente, pessoas que estão a quilômetros de distância podem se comunicar de inúmeras maneiras. O desenvolvimento da tecnologia permitiu isso e ajudou a dinamizar as formas de comunicação. Veja nesta imagem um exemplo de como os aparelhos de celular mudaram ao longo do tempo:

Os aparelhos de comunicação, em geral, eram maiores, mais pesados, mais lentos e tinham capacidade de fazer menos operações.

O uso da internet nas residências também é um exemplo do avanço das tecnologias de comunicação, mas não foi sempre assim e antes do acesso a internet, a população tinha acesso as informações em jornais, livros, rádios, televisão, revistas, folhetos informativos, cartas e telegramas. Veja alguns recursos de comunicação muito utilizados antes do atual avanço da tecnologia:

Fonte: CRUZ. Geslie Coelho Carvalho da. Livro A Conquista. Ensino Fundamental - Anos iniciais.– Componente: Geografia. 1ª edição, São Paulo, 2021.

 

Responda:

1- O que é necessário para que os artigos e as mercadorias produzidos nos setores primário e secundário da economia cheguem até nós? 

É muito importante uma rápida e eficiente rede de transporte.


2- Para que servem as redes de transporte e as vias de circulação? 

Servem para viabilizar o deslocamento de pessoas e de cargas.


3- Ao longo do tempo, o que aconteceu com as vias de circulação? 

Sofreram mudanças com o avanço da tecnologia ao longo do tempo.


4- Quais foram as mudanças ocorridas nos meios de transporte com o avanço da tecnologia? 

Os tipos de veículo e suas formas se modernizam. Muitos deles são equipados com controles computadorizados e são cada vez mais rápidos e confortáveis.


5- Por qual via é feito o transporte rodoviário? 

Feito por terra.


6- Por qual via é feito o transporte hidroviário? 

Feito por águas.


7- Por qual via é feito o transporte ferroviário? 

Feito por trens, em trilhos, chamados de ferrovias.


8- Por qual via é feito o transporte aéreo? 

Feito pelo ar, em aviões.


9- Qual foi o grande avanço no transporte rodoviário do Brasil depois da metade do século XX

As políticas públicas de transporte no Brasil começaram a incentivar cada vez mais o uso de veículos automotores.


10-Qual é o transporte que acompanha a história da humanidade há muitos séculos e é realizado por meio de embarcações? 

O transporte hidroviário.


11- Em que século as ferrovias começaram a ser construídas? 

No século XIX.


12- Qual é o transporte mais eficiente para os produtos frágeis ou com curta validade de vencimento? 

O transporte aéreo.


13- Como se leem os séculos abaixo e a quais anos correspondem:

XIX- Século dezenove. Do no de 1801 ao ano 1900.

XX- Século vinte. Do no de 1901 ao ano 2000.