sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Trabalho e inovação tecnológica. Geografia

 

Trabalho e inovação tecnológica

As atividades econômicas e o trabalho passaram por diversas mudanças ao longo do tempo. O desenvolvimento tecnológico possibilitou novas formas de produzir e isso impactou todos os setores da economia. Com a agricultura não foi diferente. As ferramentas utilizadas e as maneiras de cultivar também mudaram. A enxada e outras ferramentas manuais deram lugar aos arados puxados à tração animal. Por sua vez, os arados estão sendo substituídos em muitos lugares pelas modernas tecnologias, como tratores e outras máquinas agrícolas. As sementes podem ser modificadas para aumentar a produção. Drones são utilizados para controlar as áreas produtoras, entre muitas outras mudanças.

Com isso, o trabalho no campo também mudou. Muitas funções tradicionais do trabalhador rural foram substituídas ou incorporaram práticas mais modernas, com maior uso de tecnologia.

Na era da inovação tecnológica, as máquinas mais modernas produzem mais e geram menor custo de produção. Elas também poluem menos, favorecendo a conservação ambiental e contribuindo para uma produção mais sustentável.

O agronegócio tornou-se uma das mais importantes atividades da economia brasileira e responde pela grande produção de grãos, cana-de-açúcar, carnes e derivados de leite, além de outros produtos. Muitas vezes o agronegócio é chamado de modernização do campo. No agronegócio, a tecnologia moderna convive com técnicas tradicionais de coleta, de plantio e de criação de animais no meio rural.

(Agronegócio é a agropecuária em larga escala, em que são produzidos gêneros ligados à agroindústria.)

As atividades econômicas abrangem o extrativismo mineral e vegetal, a agropecuária, o trabalho e a indústria, o comércio, o transporte, a comunicação, o êxodo rural e a reforma agrária. Estas atividades econômicas, são divididas em três setores: primário, secundário e terciário.

       O setor primário abrange, em nosso estado, principalmente a agricultura, a pecuária, a avicultura, a psicultura e o extrativismo. O extrativismo engloba a caça (que agora é proibida por lei), a pesca, a extração de madeira, erva-mate, carvão vegetal e minérios, como o manganês e o calcário.

O setor secundário abrange a indústria extrativa e a indústria de transformação. Inclui também a construção civil.

       O setor terciário abrange o comércio, o turismo, os transportes, as comunicações, a educação, os serviços de saúde e todo tipo de prestação de serviços, como restaurantes, hotéis, propagandas, armazenagem e ainda atividades mercantis de apoio, como bancos e lotéricas. As atividades exercidas por profissionais liberais também estão incluídas no setor terciário.

 Fonte: CRUZ. Geslie Coelho Carvalho da. Livro A Conquista. Ensino Fundamental - Anos iniciais.– Componente: Geografia. 1ª edição, São Paulo, 2021.

 Responda: 

1-  Como se divide as atividades econômicas do Mato Grosso do Sul? 

Em três setores: primário, secundário e terciário.


2-  O que abrange o setor primário

A agricultura, a pecuária, a avicultura, a psicultura e o extrativismo.


3-  O que abrange o setor secundário? 

A indústria extrativa, a indústria de transformação e a construção civil.


4-  O que abrange o setor terciário? 

O comércio, o turismo, os transportes, as comunicações, a educação, os serviços de saúde e todo tipo de prestação de serviços.


5- O que é agricultura?  

É o cultivo de plantações.


6- O que é pecuária? 

É a criação de gado.


7- O que é psicultura? 

É a criação de peixes.


8- O que é avicultura? 

É a criação de aves.


9- O que é suinocultura? 

É a criação de suínos.


10- O que é leiteria? 

É a produção de leite.


11- O que significa agronegócio

É a agropecuária em larga escala, em que são produzidos gêneros ligados à agroindústria.


12- O que foi possibilitado pelo desenvolvimento tecnológico? 

Possibilitou novas formas de produzir e isso impactou todos os setores da economia.


13- Quais são as mudanças que ocorreram com a inovação tecnológica nas atividades do campo? 

Os arados estão sendo substituídos em muitos lugares pelas modernas tecnologias, como tratores e outras máquinas agrícolas. As sementes podem ser modificadas para aumentar a produção. Drones são utilizados para controlar as áreas produtoras, entre muitas outras mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.