sexta-feira, 6 de setembro de 2024

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados - História

 

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

       Quando falamos de um povo observamos sua forma de ser perante sua cultura, suas crenças religiosas e seu modo de agir com as questões da agricultura, pecuária e quanto a formação do calendário.

       No mundo os povos são classificados em nômades e sedentarizados. Os povos nômades são aqueles em que sua comunidade não tem habitação fixa (moradia fixa) e os povos sedentarizados são aqueles em que possuem a ação de se fixar em um mesmo lugar (moradia fixa).

       Todos os povos tem uma maneira de agir com a agricultura e com a pecuária. A agricultura é a prática do cultivo do solo e a pecuária é a atividade produtiva de criação de animais.

       A cultura é a herança social de um povo e o calendário é um sistema de contagem dos dias utilizados pelos povos. Como já estudamos anteriormente, os povos originários (indígenas) Pataxó é um povo brasileiro que possui um modo próprio de perceber o tempo e desta forma eles possuem um calendário diferente do calendário cristão.

       A religião é a crença de um povo e assim os historiadores afirmam que a cultura de um povo é construída ao longo da história onde é possível conhecer e valorizar a diversidade cultural evitando a discriminação e o preconceito pelas várias culturas e religiosidades existentes no mundo, pois tanto nas escolas quanto nos mais diversos lugares precisamos conviver com a diversidade cultural e religiosa bem como a aprender a conviver com as diferenças.

       No Brasil há uma diversidade cultural e religiosa que se faz presente na maneira de ser, pensar e agir das pessoas, como em festas, danças, lendas, sotaques (maneira de falar) e em diversas crenças do povo brasileiro.

 

Fonte: Texto adaptado as atividade do livro de práticas e acompanhamento de aprendizagem. História. Alfredo Boulos Júnior.

 

1- Conceitue os seguintes termos:

a) cultura: É a herança social de um povo.

b) calendário: É um sistema de contagem dos dias.

c) religião: É a crença de um povo.

 

2- Sobre a diversidade cultural presente na humanidade, identifique a informação incorreta e, em seguida, justifique sua resposta:

a) (  ) A cultura de cada povo é construída ao longo de sua história.

b) (  ) Conhecer e valorizar a diversidade cultural evitam a discriminação e preconceito.

c) (  ) Na escola, o aluno deve conviver com a diversidade e aprender com ela.

d) (X) Os povos que conservam tradições antigas são primitivos.

e) ( ) A diversidade cultural brasileira está presente em festas, danças, lendas, sotaques e crenças existentes no Brasil.

Justificativa: Muitos povos conservam as tradições antigas.

 

3- Assinale com X a afirmação correta:

(   ) Todos os povos se baseiam em um único e mesmo calendário.

(   ) Os povos tem calendários próprios com base nas suas culturas.

(X) O calendário Pataxó é diferente do calendário cristão.

(   ) Todos os brasileiros se guiam pelo calendário cristão.

 

4- Escreva o significado de:

a) Agricultura: É a prática do cultivo do solo.

b) Pecuária: É a atividade produtiva de criação de animais.

c) Nômade: São comunidades sem habitação fixa.

d) Sedentarização: É a ação de se fixar num mesmo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.