O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos
sedentarizados
Quando
falamos de um povo observamos sua forma de ser perante sua cultura, suas
crenças religiosas e seu modo de agir com as questões da agricultura, pecuária
e quanto a formação do calendário.
No
mundo os povos são classificados em nômades e sedentarizados. Os povos nômades
são aqueles em que sua comunidade não tem habitação fixa (moradia fixa) e os
povos sedentarizados são aqueles em que possuem a ação de se fixar em um mesmo
lugar (moradia fixa).
Todos
os povos tem uma maneira de agir com a agricultura e com a pecuária. A
agricultura é a prática do cultivo do solo e a pecuária é a atividade produtiva
de criação de animais.
A
cultura é a herança social de um povo e o calendário é um sistema de contagem
dos dias utilizados pelos povos. Como já estudamos anteriormente, os povos
originários (indígenas) Pataxó é um povo brasileiro que possui um modo próprio
de perceber o tempo e desta forma eles possuem um calendário diferente do
calendário cristão.
A
religião é a crença de um povo e assim os historiadores afirmam que a cultura
de um povo é construída ao longo da história onde é possível conhecer e
valorizar a diversidade cultural evitando a discriminação e o preconceito pelas
várias culturas e religiosidades existentes no mundo, pois tanto nas escolas
quanto nos mais diversos lugares precisamos conviver com a diversidade cultural
e religiosa bem como a aprender a conviver com as diferenças.
No
Brasil há uma diversidade cultural e religiosa que se faz presente na maneira
de ser, pensar e agir das pessoas, como em festas, danças, lendas, sotaques
(maneira de falar) e em diversas crenças do povo brasileiro.
Fonte: Texto adaptado as atividade do
livro de práticas e acompanhamento de aprendizagem. História. Alfredo Boulos
Júnior.
1- Conceitue os seguintes termos:
a) cultura: É a
herança social de um povo.
b) calendário: É
um sistema de contagem dos dias.
c) religião: É
a crença de um povo.
2- Sobre a diversidade cultural
presente na humanidade, identifique a informação incorreta e, em seguida, justifique sua resposta:
a) (
) A cultura de cada povo é construída ao longo de sua história.
b) (
) Conhecer e valorizar a diversidade cultural evitam a discriminação e preconceito.
c) (
) Na escola, o aluno deve conviver com a diversidade e aprender com ela.
d) (X)
Os povos que conservam tradições antigas são primitivos.
e) ( ) A diversidade cultural
brasileira está presente em festas, danças, lendas, sotaques e crenças
existentes no Brasil.
Justificativa: Muitos povos conservam
as tradições antigas.
3- Assinale com X a afirmação correta:
(
) Todos os povos se baseiam em um único e mesmo calendário.
(
) Os povos tem calendários próprios com base nas suas culturas.
(X) O
calendário Pataxó é diferente do calendário cristão.
(
) Todos os brasileiros se guiam pelo calendário cristão.
4- Escreva o significado de:
a) Agricultura: É a prática do cultivo do solo.
b) Pecuária: É
a atividade produtiva de criação de animais.
c) Nômade: São
comunidades sem habitação fixa.
d) Sedentarização: É a ação de se fixar num mesmo lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.