Processo de formação da cultura e dos
povos
Tradicionalmente,
divide-se a longa trajetória da humanidade em Pré--História e História. A
Pré-História começa com o surgimento do gênero Homo (Gênero de primatas ao qual pertencem a
espécie humana, do qual fazemos parte), há cerca de 2 milhões de anos, e
vai até a invenção da escrita, ocorrida por volta de 3500 a.C. A História vai
da invenção da escrita aos dias atuais.
A
“Pré-História” se divide em dois períodos: o Paleolítico (pedra lascada) e o
Neolítico (pedra polida). Paleolítico é um longo período em que os grupos
humanos produziam suas ferramentas de pedra
lascada, que serviam como machados e facas com os quais abatiam animais,
coletavam frutos e faziam suas roupas.
No
Paleolítico, os seres humanos sobreviviam da caça, da pesca e da coleta de
frutas, por isso ficaram conhecidos como caçadores e coletores
e eles eram nômades.
Com
a falta de animais suficientes para alimentar os grupos humanos em determinado
local, os seres humanos, passaram a buscar outras fontes de alimentos e essa
busca deu origem à descoberta da agricultura, mas juntamente com a agricultura,
os humanos desenvolveram a pecuária,
ou seja, a domesticação e criação de animais.
A
necessidade de abater animais para separar a pele da carne e para se defender
levou os seres humanos a polirem a pedra, aperfeiçoando e aumentando a
eficiência e a durabilidade de suas ferramentas e com pedra polida faziam
lâminas de corte afiado, serras com dentes e machados mais afiados e assim, os
estudiosos chamaram o período que se abriu com o desenvolvimento da agricultura
de Idade da Pedra Polida ou Neolítico.
Com
as mudanças de estilos de vida surgem os agricultores e pastores passaram a
produzir seu próprio alimento e não precisavam mais mudar constantemente de
lugar. Então, aos poucos, foram se tornando sedentários, isto é,
passaram a se fixar em um determinado local: a aldeia.
Com
a agricultura e a pecuária, aumentou a oferta de alimentos. Para guardar,
transportar e cozinhar esses alimentos, os humanos desenvolveram a cerâmica,
barro modelado e cozido. Mais bem alimentadas, as pessoas passaram a ter mais
filhos e a viver por mais tempo, o que levou a um crescimento da população.
A
necessidade de alimentar a população que crescia levou à descoberta do arado
puxado por bois e de técnicas de irrigação do solo. (Arado: instrumento
com o qual se prepara a terra para o plantio). Com isso, as aldeias passaram a
produzir mais alimentos do que consumiam. Com a sobra de alimentos, parte das
pessoas foram liberadas do trabalho na agricultura e passaram a fazer outras
atividades.
Ocorreu,
assim, uma crescente divisão do trabalho: uns se dedicaram a construir casas,
outros a fazer tecidos, outros a produzir vasos e panelas de cerâmica, outros
ainda se especializaram em caçar e pescar, e houve aqueles que optaram por
cuidar da segurança do grupo.
Com
a sedentarização e a formação de aldeias, surgem também outras formas de
ordenação social. Nas aldeias, o poder estava distribuído entre os chefes de
famílias. Era comum as famílias se juntarem para se defenderem de outros grupos
familiares. A junção de várias famílias formava um clã. E a reunião de vários
clãs formava uma tribo. Esta foi uma forma de ordenação social muito comum
entre os povos da Antiguidade.
Fonte: CRUZ. Geslie Coelho Carvalho da. Livro A Conquista. Ensino Fundamental - Anos
iniciais.– Componente: História. 1ª edição, São Paulo, 2021.
Responda:
1- Como a trajetória da humanidade se divide?
Em Pré-História
e História.
2- Como começou o período da Pré-História?
Começou com o
surgimento do gênero Homo.
3- O que significa o surgimento do gênero Homo?
Gênero de primatas
ao qual pertencem a espécie humana, do
qual fazemos parte.
3- Há cerca de quanto tempo surgiu o período da Pré-História?
Há cerca de 2 milhões de
anos.
4- Quando se encerrou o período da Pré-História?
Com a invenção da escrita.
5- Há cerca de quantos anos ocorreu a invenção da escrita?
Por volta de 3500 a.C
6- Qual é o período da História?
Vai da invenção da
escrita aos dias atuais.
7- Quais são os dois períodos que a Pré-História” se divide?
Paleolítico e o Neolítico.
8- Como é chamado o período Paleolítico?
Período da pedra lascada.
9- Como é chamado o período Neolítico?
Período da pedra
polida.
10- No período Paleolítico como os grupos humanos produziam suas ferramentas e para que serviam?
De pedra
lascada, que serviam como machados e facas.
11- No período Paleolítico, como os seres humanos sobreviviam?
Da caça, da pesca e da coleta de frutas.
12-
No período Paleolítico, como os seres humanos eram nômades ou sedentarizados? Nômades.
13 – O que deu origem à descoberta da agricultura e da pecuária?
A falta de animais suficientes para alimentar
os grupos humanos em determinado local.
14- O que levou os seres humanos a polirem a pedra, fazer lâminas de corte afiado, serras com dentes e machados mais afiados?
A
necessidade de abater animais para separar a pele da carne e para se defender.
15- Como se chama o período que se abriu com o desenvolvimento da pecuária e da agricultura?
Idade da Pedra
Polida ou Neolítico.
16- Com as mudanças de estilos de vida, que profissão
surgiu no período Neolítico? Agricultores e pastores.
17-
Qual foi o nome dado ao local onde os povos sedentários passaram a se fixar? Aldeia.
18- O que os seres humanos inventaram para guardar, transportar e cozinhar esses alimentos, que aumentaram após a agricultura e a pecuária?
Os humanos desenvolveram a cerâmica.
19- O que houve com a humanidade após o aumento da produção de alimentos e a permanência nas aldeias?
Levou a um crescimento da
população.
20- Com o crescimento da população e aumento da produção de alimentos, o que a humanidade inventou?
O arado.
21- O que é um arado?
É instrumento com o qual se prepara a
terra para o plantio.
22- o que ocorreu no campo de trabalho, quando as aldeias passaram a produzir mais alimentos do que necessitavam para o consumo?
Ocorreu a
divisão do trabalho.
23- Quais foram as novas profissões que surgiram com a divisão do trabalho nas aldeias?
Construtores de casas, criadores de tecidos, produtores
de vasos e panelas de cerâmica, caçadores, pescadores, e segurança.
24- Com a sedentarização e a formação de aldeias, o que surgiu na humanidade, além das novas formas de viver?
Surgiram outras formas de ordenação social.
25- Com a ordenação social nas Aldeias, como era distribuído a liderança do poder da chefia?
Era distribuído entre os chefes de famílias.
26- Nas aldeias, o que formava com a junção de várias famílias?
Formava um clã.
27- O que formava a reunião de vários clãs?
Formava uma
tribo.
28- Qual liderança, geralmente, tinha o poder político e religioso?
O líder da tribo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.